02/08/2017

Uranium Club - punk do faroeste embrenhado em produtos químicos


Uranium Club (ou The Minneapolis Uranium Club) é uma mistura estranha de estilos rock e punk dos anos 70 com uma dose forte de new wave dos anos 80. Como é fácil de perceber, são um quarteto formado em Minneapolis em 2014 e fazem um som parecido com os primeiros tempos dos Wire, mas embrenhado numa aura espacial que recorda bastante os Man Or Astro-Man (os fatos de astronauta que envergam nos concertos são a prova). O álbum de estreia lançado em 2015, "Human Exploration", lembra-me bastante Dow Jones and the Industrials com alguns laivos de Big Boys e Devo. Após o post de ontem dos Coneheads, ficamos a perceber que o melhor punk rock da actualidade é feito por geeks americanos.




Enquanto as melhores bandas atuais, como os Ausmuteants e Coneheads, explodem com o seu punk rock frenético e cruel, os Uranium Club vêm com uma abordagem mais minimalista onde as duas guitarras se entrelaçam de tal forma perfeita que nos hipnotizam e nos fazem querer voltar atrás para ouvir novamente.





Lançaram quatro discos (2 álbuns e dois EP's/singles) e todos nos últimos dois anos, por isso aguardo impacientemente por mais novidades destes rapazes.



A cadência rítmica feita pelo baixo e bateria e as guitarras ásperas criam uma ansiedade insuportável, mas cada música é mais exuberante e apaixonante do que a última. Não consigo parar de voltar a ouvir novamente e novamente e novamente ...
Em relação às letras, são completamente disfuncionais e recheadas de humor, como é o caso da estrofe "Will you please piss on my teddy bear?" no tema "That Clown's Got A Gun" que foca a falta de sentido de orientação duma criança. Ao ler algumas das outras letras ficamos a perceber que poderiam fazer parte do livro "O capital" de Marx ou então do manual de instruções da Sunbelt Chemical Corporation tal o nível avançado com que descrevem os produtos químicos e a sua eficácia na remoção de sujidade.



Enfim, os se os Uranium Club irão ser importantes na história da música rock não sei, mas uma coisa é certa, eles estão bastante auto-conscientes no rumo que estão a trilhar e os meus vizinhos ouvem-nos quase todos os dias.