03/08/2017

The Cowboys - os novos reis de Bloomington


The Cowboys é uma banda formada em 2012 em Bloomington, uma cidade universitária no estado americano do Indiana, conhecida essencialmente por ser a cidade dos famosos The Gizmos.
Em termos sonoros estamos perante uma banda difícil de descrever, Martin da Lumpy Records, editora que em 2016 lançou uma compilação com os seus melhores temas, compara-os bastante com os seus conterrâneos The Gizmos, o que concordo em absoluto mas juntava-lhe mais um pre/proto-punk onde temos semelhanças com os Bizarros e até uma onda retro-garage à la Billy Childish (especialmente o período dos Milkshakes).
Numa recente entrevista o vocalista Keith Harman disse: "Não somos fiéis ao "punk" ou "garage-rock" ou a qualquer coisa assim, apenas estamos a tentar escrever boas canções e as boas canções existem em todos os estilos e formatos".
Isto quer dizer que não temos um estilo definido para o som destes rapazes, as músicas são muito diferentes umas das outras, variando de um punk feroz tipo Dead Kennedys a sons inspirados nos anos 50 que têm uma semelhança passageira com Buddy Holly.





Já lançaram vários temas, reunidos em volumes, mas em 2016 a Lumpy Records decidiu reunir os seus melhores temas numa compilação que tem uma capa no mínimo polémica (como se pode ver no vídeo seguinte):