31/07/2014

The Wytches - heavy surf-psych from Brighton


Os The Wytches são uma banda de Brighton, Inglaterra criada em 2013 quando o vocalista/guitarrista Kristian Bell e o baterista Gianni Honey resolveram acabar com a sua anterior banda (os The Crooked Canes) e fazer um cartaz a recrutar um novo baixista. Acabaram por escolher Dan Rumsey e o primeiro concerto aconteceu numa "batalha de bandas" em que só tocaram duas músicas e terminou num caos completo, não se chegando a saber quem venceu a prova.



Foi com este formato de trio que começaram a gravar temas e após terem editado quase uma dezena de EP's / singles, do qual destaco o single "Digsaw", lançam agora o álbum de estreia intitulado "Annabel Dream Reader".


Neste álbum estamos perante um rock-psicadélico que me agrada bastante, onde a voz doce e melancólica do jovem Bell é bastantes vezes incendiada com a guitarra e baixo bem dark que nos faz catapultar para outra dimensão. Muitas vezes comparados com uns jovens Pixies no início da carreira, julgo que estes Wytches são uma banda bem mais dark que a banda de Frank Black alguma vez tenha sido.



As letras de Bell dão a entender que se trata dum jovem deprimido e isso nota-se bastante num dos meus  temas preferidos "Wire Frame Mattress" onde acaba por cantar "You sit there and laugh will my dignity collapses" fazendo com que fiquemos com a ideia que se trata de um último murmúrio antes de cometer alguma espécie de crime.


Estou ansioso para os ver ao vivo e em Setembro passarão por Portugal (Festival Reverence Valada), oportunidade essa que não posso deixar escapar.