15/03/2013

Jeffrey Novak - corte com o passado

Jeffrey Novak sempre foi um apaixonado pela década de 70 e em especial pelo glam rock dos T-Rex e David Bowie (fase de "Ziggy Stardust"), bem como pela onda nova-iorquina de John Cale e Lou Reed (fase de "Transformer").
Disposto a deixar o rock apenas para o seu projeto Cheap Time, já falado aqui, Novak resolveu seguir uma carreira a solo onde declara o seu amor pelas baladas glam e mid-tempo rock onde os teclados percorrem todas as faixas deixando para trás toda a gritaria dos seus anteriores trabalhos. Não é uma exposição de energia crua e guitarras hipnóticas, aqui Novak dá bastante uso ao seu piano.

"After the Ball" foi lançado em 2009 e definitivamente é um corte completo com os seus anteriores álbuns a solo e aos quais estava acostumado, estranhei bastante mas com o passar de tempo e após alguns audições comecei a ver a beleza das melodias presentes. Faz lembrar aqueles fracassados ​​álbuns piano-bar do glam que se costuma encontrar nas prateleiras empoeiradas e aos quais ninguém lhes pega sequer, mas que se tornam autênticas pérolas sonoras.
Em 2012 lançou "Baron in the Trees" e é um disco simplesmente fabuloso para um apaixonado por David Bowie (na sua melhor fase antes dos 80's) como eu. Claramente que fez parte do meu best of 2012, (ver video) e é um disco onde Jeffrey Novak se apresenta na sua melhor forma e onde obviamente toca todos os instrumentos, como podem comprovar no video seguinte:
Para concluir, são duas obras que mantêm uma identidade única, construindo um novo som que transcende época ou local, soando a uma mistura de Jay Reatard com Mark Sultan. Não há dúvida de que os Cheap Time são uma grande banda, mas Jeffrey está a seguir uma viagem a solo por um caminho muito bom que espero que perdure durante vários anos.