30/09/2012

Audacity: de pequenino se torce o ...


Os Audacity são a prova viva que Orange County não pára de produzir grandes bandas e que Califórnia ainda tem qualidade para surpreender no mundo do rock.
Quatro amigos de 14 anos decidiram formar uma banda tentando ligar o power-pop dos Modern Lovers com o punk dos Descendents e Adolescents. O curioso nisto tudo é que isto foi feito já durante o século XXI, isto é, não sabia que as crianças de hoje ainda davam importância a estas bandas que já eram simbólicas durante a minha juventude (e acreditem, essa já lá vai há muitos anos). Tal como eu, devem estar a pensar que devem ser uns miúdos armados em punks e sem conteúdo nenhum, mas não! Aí está o que me surpreendeu nesta banda, eles conseguiram fazer um som fresco juntando-lhe uma valente dose de garage-rock  (Thee Makeout Party foi outra das suas grandes inspirações). Sendo assim, não são garage, não são rock, não são pop, não são punk, são isso tudo junto. Uma banda a acompanhar, sem dúvida.
Agora na casa dos vinte já são maduros o suficiente para fazerem álbuns de qualidade e a prova disso são os seus únicos lançados até ao momento:


O primeiro “Power Drowning” de 2008 é fantástico, onde chegam a fazer uma cover do clássico dos Dicks (“Hate the Police”) e só por isso mereceram logo a minha atenção. Podem ouvir o disco todo aqui para tirarem todas as dúvidas.
O segundo foi lançado este ano (2012) e tem o nome de “Mellow Cruisers” e continua na senda do primeiro mas com um som mais polido. Fiquei um pouco dececionado devida à carrada de EP’s que lançaram durante estes anos e que ouvi religiosamente, estava a contar com algo melhor, mas não deixa de ser um bom disco. Podem ouvir uma música deste álbum que não é definidora do seu estilo, mas é o único vídeo com qualidade que se encontra disponível:
Para aqueles mais velhos e que desconfiam sempre desta rapaziada, deem-lhes uma oportunidade ouvindo os discos que se encontram nos comentários deste post.