14/08/2017

New Berlin - post-punk de ansiedades paranóicas


New Berlin é uma banda de McAllen no Texas (USA) que começou por ser um projecto a solo de Michael Flanagan. No início de 2015 resolveu criar uma banda com os amigos Gustavo Martinez no baixo e Andrew Richardson na bateria.
Fazem um som post-punk que facilmente poderia ter sido editado no final da década de 70 do século passado, uma espécie de Wire / Crisis / Warsaw / Siglo XX, ou então uns jovens The Cure a tentarem impressionar o radialista John Peel.




Aqui temos vozes desgastadas, acordes toscos saídos da guitarra acompanhados por linhas de baixo e bateria do estilo anarcho-punk. Algo que resulta de forma maravilhosa quando estes sons se juntam e que me fizeram apaixonar por este trio logo na primeira vez que os ouvi.
Está cheio de riffs nervosos e afiados, acentuados por linhas de baixo rítmicas, baterias ardentes e a voz distorcida e monocórdica de Flanagan.
Um dos factores que me levou a gostar muito desta banda foi o distanciamento que quiseram impor às melodias sombrias (algo muito batido nesta onda) e resolverem ir pelo caminho mais punk-ish.




Começaram por lançar uma cassete e um EP em 2015 com um som bem crú e mal gravado, mas onde já se notava o caminho que queriam enveredar. Nestes dois trabalhos fazem algumas covers interessantes dos Joy Division, Ramones e Leonard Cohen. No ano seguinte resolvem lançar um EP só de covers, onde revisitam clássicos dos Wipers, Bob Dylan, Rolling Stones, ... e no final de 2016 lançam o seu primeiro álbum.
"Basic Function" é o disco que vocês têm de ouvir para exorcizarem de vez as misérias da vida e provavelmente funcionará como uma pequena dosagem de ansiedades paranóicas.






Facto curioso é que as vozes soam notavelmente britânicas, apesar do cantor ser sul-americano.