07/08/2017

Booji Boys - som sujo com vozes distorcidas


Reza a lenda que na década de 70 os DEVO estavam a produzir legendas para a sua curta-metragem Boogie Boy, mas devido a um problema com a cromo-litografia Letraset ficaram impossibilitados de utilizar a letra "g". Quando eles simplesmente usaram "j", o vocalista Mark Mothersbaugh teria comentado que a expressão estranha "parecia certa". Nascia assim a personagem Booji Boy (que viria a ser o nome dado à editora da banda).



 Os Booji Boys de Halifax (capital da Nova Escócia no Canadá) são claramente inspirados nessa bizarra e infeliz personagem, mas o seu som baseia-se essencialmente no punk dos anos 70 regado com muito power pop e gravado com uma enorme sujidade lo-fi e vozes distorcidas. E aqui o grande destaque vai para as vozes, quando eu digo distorcidas, já estou a ser simpático.




Liderados por Cody Googoo, que tocou na maior parte das grandes bandas punk de Halifax dos últimos anos, editaram o seu álbum de estreia no inicio deste ano e acabaram de editar um novo EP intitulado "Sweet Boy".


Comparando com as bandas atuais, posso dizer que os Booji Boys me lembram muito os The Coneheads ... essencialmente pela peculiaridade inspirada nos Devo, mas também há uma vertente de pop-punk das bandas da Lookout! no seu som. A gravação (como acontece com muitas bandas deste estilo) é às vezes demasiado crua, mas há algo realmente excelente aqui que brilha apesar do som assumidamente sujo. Muita gente está à espera que eles limpem um pouco mais o som nos próximos trabalhos mas acho que esta característica sonora é que os torna especiais.