08/08/2017

Naomi Punk - quem disse que o punk não pode ser belo, lento e harmonioso?


Naomi Punk é um trio formado em 2009 em Olympia, Washington (USA) quando o baterista Nick Luempert e o guitarrista Neil Gregerson eram colegas de escola, aos quais se juntou posteriormente o vocalista/guitarrista Travis Coster.
Fazem um som considerado punk minimalista com laivos de shoegaze mas essencialmente têm uma ideia bem definida do que querem fazer e uma firme confiança em fazê-lo.




A maioria dos temas são lentos e com algumas influências de grunge, estilo que predominou as suas raízes na década de 90. Ancorados por guitarras e vocais vagamente radioactivos, fazem um som pesado ​​e romântico, onde as desilusões amorosas dos tempos de adolescente são a base para toda a sua discografia.
As faixas são inesperadamente belas, recheadas de mudanças de melodia e estruturas muito sofisticadas o que dificulta bastante quem os queira encaixar em qualquer estilo definido.




Após terem lançado uma demo-tape em 2009 ("Naomi Punk") e um EP no ano seguinte ("CLS") editaram três álbuns:
  • The Feeling - em 2012;
  • Television Man - em 2014;
  • Yellow - em 2017





O álbum duplo "Yellow", composto por 25 faixas que foram gravadas nos últimos dois anos, foi editado este mês e é neste terceiro álbum que a banda leva ainda mais longe o experimentalismo sónico. Apresenta-se como uma metamorfose para a banda e essa transformação não pareceu ter sido combatida ou mesmo sofrida passivamente, mas sim uma mudança que os três membros esforçaram-se para a conseguir. É o som dos punks estranhos de Olympia que estão ficando cada vez mais loucos.