30/05/2014

Planeta Quadrado - punk-rock barreirense


Os Planeta Quadrado são uma banda do Barreiro, Portugal formada por Paulo Heleno na voz, Johnny Pinha na guitarra, Claúdio Santos no baixo e por Sérgio Bandeira Franco na bateria. Estamos perante uma banda de punk-rock com músicos que já andam nisto há uma carrada de tempo, por exemplo, Paulo foi membro da banda punk Kolapso e Pinha era o líder da antiga banda indie dos anos 90, os Gasoleene, bem como fez parte dos miticos The Sullens, entre outras bandas.


Acabaram de editar este mês o seu álbum de estreia, de título homónimo, e deixem-me dizer-vos que é um belo disco.

 Estamos perante um punk-rock interessante e pujante e atrevo-me a dizer que se as guitarras tivessem cabelo, Pinha seria um cabeleireiro de renome internacional já que consegue sacar acordes e riffs que nos fazem sair do punk-rock puro e duro para algo mais grandioso e esplendoroso. Isso só os grandes artistas o conseguem. É claro que ele consegue realizar estes devaneios fantásticos porque tem um bloco compacto de bateria/baixo que o ampara e lhe dá a rectaguarda fundamental. Em relação à voz, surpreendeu-me bastante pela positiva, já que estava à espera daquelas vozes muito habituais das bandas punks nacionais dos anos 90 e que sinceramente sempre me irritaram (não vou mencionar nomes, mas vocês devem saber do que falo) mas Paulo Heleno consegue dar um tom melódico às críticas vorazes que faz a esta sociedade cada vez mais podre.



No bandcamp da banda, após um breve texto introdutório que tenta descrever o seu som, perguntam se "será isto punk- rock?" e eu respondo com outra questão "e isso interessa?".
Passem pelo bandcamp da banda e façam o download ou para os mais apressados, passem pelos comentários deste post.