05/09/2013

Compulsive Gamblers - as raízes dos Oblivians

Os Compulsive Gamblers foram uma banda formada pelos guitarristas Greg Cartwright e Jack Yarber (que viriam mais tarde a formar os Oblivians) em 1990 em Memphis, Tennessee (USA).
No início adoptaram o nome The Painkillers, mas com a entrada de Philip "Flipper" Tubb para teclista,  Rod "Bushrod" Thomas para a bateria, e Greg Easterly para o violino resolveram então mudar de nome.
Aqui temos do melhor que o garage-rock nos pode trazer, canções cheias de blues e groove com a agressividade punk-rock presente em algumas malhas.

Entre 1991 e 1995 editaram três EP's que seriam totalmente integrados no primeiro álbum da banda, o clássico "Gambling Days Are Over" que foi editado em 1995.
Após este disco, a banda separa-se e é então que Greg e Jack juntam-se a Eric Friedl e formam uma das minhas bandas preferidas de sempre: os Oblivians! Greg Cartwright conta que a partir desta altura, tanto ele como Jack, tiveram de compor canções mais simples e com menos acordes já que Eric não era muito dotado musicalmente.
Em 1999 os Oblivians resolveram fazer uma pausa e Greg e Jack resolvem chamar o baixista Jeff Meier e contactar o anterior baterista para voltarem com os Compulsive Gamblers. Com esta formação editam dois álbuns de originais, "Bluff City" em 1999 e "Crystal Gazing Luck Amazing" no ano seguinte.
Ainda na fase de mistura final deste último álbum, a banda separou-se novamente devido às discussões que haviam entre Greg e Jack agravadas pelo desenrolar duma tour desastrosa onde a carrinha onde seguiam se ter avariado várias vezes, impossibilitando-os de realizar concertos durante 10 dias.
Em 2002 fizeram as pazes mas até hoje apenas se reúnem, como Gamblers, para realizarem (poucos) concertos não se vislumbrando qualquer possibilidade de voltarem a gravar material novo. A nossa sorte é que avançaram em força com os Oblivians, para além de outros projectos (Reigning Sound, Knaughty Knights, etc.).