10/04/2014

Ex-Cult - é possível superar um poderoso álbum de estreia!


Os Ex-Cult são uma banda de Memphis, Tennessee (USA) liderada por Chris Shaw (ex-vocalista da banda hardcore-punk Vile Nation) que impressionaram tanto Ty Segall na primeira vez que os viu ao vivo no SWSW de 2012 que os convenceu a irem para San Francisco gravar o primeiro álbum no famoso estúdio de Eric Bauer onde gravaram os Sic Alps, os Thee Oh Sees e praticamente todas as bandas que realmente interessam em San Francisco.
Nessa altura ainda eram conhecidos por Sex Cult, mas devido à ameaça de processos por parte de uma editora de New York com o mesmo nome, resolveram passar-se a chamar Ex-Cult.


O som que fazem é duma banda punk de Memphis que admira a onda de San Francisco, isto é, levam com a bagagem musical da sua cidade natal como é caso dos Oblivians, Reigning Sound, Jay Reatard, Elvis Presley e claro a onda soul da Stax (que está sempre implícita em tudo o que sai desta cidade) e juntam-lhe a aura psicadélica californiana de bandas como os Chocolate Watchband ou os Beau Brummels.
Esta mistura resulta em algo punk que faz lembrar o que era feito pelos Wire ou pelos Magazine.
Acabaram de editar o segundo álbum de originais, o fantástico "Midnight Passenger" que, para mim, supera o disco de estreia.



Produzido por Doug Easley que já tinha sido o responsável por um EP da banda, temos a banda ainda mais consistente neste novo álbum. Chego a ouvir uma bateria que às vezes soa a kraut-rock e um baixo de post-punk que parece que nos afoga nunca nos deixando vir à superfície respirar.
Podem escutar alguns temas deste álbum nesta aparição ao vivo:


Se o primeiro álbum foi ouvido até à exaustão pelos meus vizinhos, este novo disco não tem parado de rodar cá por casa. Sem dúvida, um dos melhores discos do ano!