27/11/2013

Killed By Trash - o melhor do garage-punk!

As bandas de garagem dos anos 60 ganharam postumamente uma legião de seguidores e fiéis dementes que sempre estão à procura de mais e mais obscuridades. Na formação desse “público” pós-década de 60 para as bandas de garagem, compilações como Nuggets e Pebbles foram fundamentais, pois foram elas, seguidas de tantas outras, que criaram um espaço (ou numa linguagem de mercado: um nicho) para esse fiel séquito de garage freaks.
As bandas punks dos anos 70 e 80 também possuem suas Pebbles ou Back From The Grave. Compilações como Killed By Death e Bloodstains Across... estão para o punk dos 70 e 80, assim como as já citadas Pebbles e BFTG estão para o punk dos 60. Elas resgatam uma porção de grupos obscuros que acabam sendo revitalizados para além de seus escassos e raros discos.
Em pleno século XXI, a editora PTrash teve a óptima ideia de colocar algumas das melhores bandas do garage-punk actual a tocarem covers dessas compilações punk dos anos 80.


Demorou até conseguir juntar vinte bandas dispostas a isso e em 2006 lançou a compilação "Killed By Trash". Teve tanto sucesso que três anos depois, resolveu lançar "Killed By Trash 2".

A primeira compilação abre com Jeffrey Novak (dos Cheap Time) a fazer uma cover brutal dos Mad ("I Hate Music"), um clássico das compilações Killed By Death, mas para além disto temos os Demon's Claws, os Tyrades, os Carbonas, os LiveFastDie, os Fucked Up, os Manikins, os Black Time e muitas mais bandas, a fazerem covers de Beastie Boys, The Kids, Nervous Eaters, Hüsker Dü, The Queers, Circle Jerks ... Cada música é incrível e algumas conseguem ser melhores que as originais.
Enfim... 40 malhas de puro garage-punk capazes de levar os meus vizinhos à loucura.