06/09/2013

Les Baton Rouge - a Siouxsie Sioux tuga!

Os Les Baton Rouge são uma banda portuguesa formada em 1998 nos arredores de Lisboa por Suspiria Franklyn e James Jacket. Inspirados no punk-rock do final da década de 70 que ouviam na sua juventude e por já estarem saturados de tocarem em bandas punk (Everground, Kiute Loss, ...) resolveram criar uma banda new wave. Após recrutarem Corrine Dumas para baterista e tocarem sem parar nos primeiros dois anos, resolveram arriscar e tentar conquistar mercados internacionais. O rock explosivo das suas actuações ao vivo cativaram a Europa e depois os USA onde fizeram mais de 50 espectáculos!
Completamente ignorados pela maioria dos portugueses, julgo que nunca se deu o devido valor a uma das melhores bandas nacionais de sempre! Isto é punk-rock na sua melhor forma, e Suspiria é a nossa Siouxsie Sioux!!!

Em 2001 editam o seu primeiro EP, "Sexcentric" e no ano seguinte o seu álbum de estreia que me deixou louco, o fantástico "Women Non-Stop".
Após editarem o EP "Chloe Yurtz" em 2003,  o segundo álbum, "My Body-The Pistol", editado no ano seguinte (ainda faz parte da minha colecção de CD's) levou a que conquistassem totalmente os USA tocando no SXSW (foram a primeira banda portuguesa a tocar neste prestigiado festival) partilhando o palco com bandas como os The Hives, Franz Ferdinand, Jello Biafra, ...
Até então nunca mais editaram nada, até que em Fevereiro deste ano (passados 15 anos da sua formação), os dois membros fundadores resolveram contratar o baterista Bruno Plattier e editar um novo EP ("Canal Express") que podem ouvir e comprar no bandcamp da banda. Para assinalar este acontecimento deram um concerto de aniversário no Musicbox em Lisboa onde orgulhosamente estive presente!
Se não conheces esta banda, passa pelos comentários e ficarás a saber porque a Quintessencial Church of Girl Sound (USA) disse isto sobre eles: "some of the finest music in living history".