26/02/2013

Los Vigilantes - Puerto Rico rock finest 2

Mais uma banda vinda de San Juan, Porto Rico. Este é o seu álbum de estreia e foi um destaque na minha lista de melhores álbuns de 2011 (ver aqui):

Não se deixem enganar pela capa horrível, isto é um grandioso álbum de rock cantado em espanhol. Os Los Vigilantes são um gang de quatro rapazes com aparência oleosa que fazem um rock/punk/rockabilly que nos transporta imediatamente para os anos 50.
O seu som não é assim muito diferente dos Davila 666 (o guitarrista desta banda até os costuma acompanhar nos seus concertos e participou no álbum "Tan Bajo"), mas os Los Vigilantes fazem-no duma forma mais crua e rude que me agrada bastante.
 
Desde os primeiros acordes a saírem do disco que os Los Vigilantes mostram uma forte integração melódica em "Ven Vamos" que nos conseguem roubar o coração e fazer-nos sonhar como seria viver em Porto Rico nos anos 50/60. "Echame la Culpa" e "Me Imagino" são verdadeiramente cool. "Eres Tú" é uma desgostosa canção de amor com salpicos de Reigning Sound / Compulsive Gamblers e capaz de fazer cair uma lágrima ao mais cruel dos sádicos.
"Letal", "Pégame" e "No" são apenas bom punk-rock, de nos fazer levantar o punho bem alto e entornar a cerveja que ainda resta no copo.
Afinal de contas, garage-punk encontrou as suas raízes na década de 60, mas é tudo na maneira de fazê-lo, que faz com que o R em rock'n'roll seja cada vez mais um R maiúsculo.
Nos comentários tens acesso a 14 faixas onde vais poder viajar por sons na onda enorme que vai de Dick Dale a Black Flag passando pelos Beach Boys, mas sempre cantados em castelhano!