30/01/2013

Best Of 2012: Ty Segall - Slaughterhouse + Twins

Para concluir a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os dois álbuns do californiano Ty Segall que são simplesmente fenomenais.
Já tinhamos falado aqui deste grande senhor do rock, mas em 2012 ele foi ainda mais longe ao lançar estas duas pedradas sonoras. O primeiro que surgiu a meio do ano (em junho, mais precisamente) foi "Slaughterhouse" e no qual Ty resolveu chamar os comparsas Mikal Cronin e Charles Moothart e fazer um álbum visceral e de libertação sónica no qual assinou como Ty Segall Band:

Depois no final do ano lançou o muito aguardado sucessor de "Goodbye Bread" o grandioso "Twins" onde volta a surpreender pela positiva e apresenta hit atrás de hit. Confesso que estava com receio que Ty Segall fosse seguir um caminho mais "calmo" para o seu som, mas após estas duas bombas podemos estar descansados em relação a esse problema mesmo que o hype em relação a ele seja cada vez maior.

Convém recordar que a estreia em palcos europeus deste artista aconteceu aqui mesmo em Portugal, mais concretamente no Barreiro Rocks de 2010 e, como é óbvio, eu estava na primeira fila! Não se esqueçam de aceder aos comentários deste post para que possam ouvir estes dois álbuns!

29/01/2013

Best Of 2012: Tyvek - On Triple Beams

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os Tyvek de Detroit, USA e o seu terceiro álbum de originais:
Orgulhosos por virem de Detroit, a cidade que nos deu grandes bandas (Stooges, MC5, Gories, Dirtbombs), bem como por ser a cidade com a mais elevada taxa de homicidios do país, os Tyvek liderados pelo demente mas simpático Kevin Boyer apresentam este seu terceiro álbum de originais cheios de riffs que nos fazem arrepios na espinha.

28/01/2013

Best Of 2012: Thee Oh Sees - Putrifiers II

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com uma banda que já passou por este blog, são outra banda de San Francisco, USA.
Pouco mais há a acrescentar ao que foi dito aqui aquando do lançamento deste álbum, por isso apenas vos deixo um vídeo para verem a loucura que é esta banda ao vivo:

27/01/2013

Best Of 2012: Terry Malts - Killing Time

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), desta vez temos o trio de San Francisco, USA que dá pelo nome de Terry Malts e este foi o seu disco de estreia:
Terry Malts (que não é o nome de nenhum membro da banda, nem significa ninguém em particular) fazem um punk-rock com laivos de hardcore mas sem nunca haver gritos, isto é, sente-se sempre uma atitude pop a emergir em cada refrão cantado por Phillip Benson. Estejam atentos a estes californianos que prometem bastante...

26/01/2013

Best Of 2012: Teenanger - Frights

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os canadianos Teenanger de Little Portugal (curioso, hã??) em Toronto.

Já tinha falado deles aqui, e continuo a afirmar que este é um dos três melhores álbuns lançados em 2012.

Best Of 2012: Spider Bags - Shake My Head

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os Spider Bags da Carolina do Norte, USA e o seu terceiro álbum de originais:
Os primeiros dois álbuns dos Spider Bags abordaram o rock na sua componente mais country onde o banjo era um instrumento que estava presente em quase todas as faixas, mas neste "Shake My Head" o garage-rock cru surge em todo o seu esplendor e os hits sucedem-se à medida que vamos saltitando de música para música.
Patrick Stickles (dos Titus Andronicus) não se cansa de dizer que os Spider Bags são a melhor banda da actualidade, não concordando a 100% confesso que este álbum surpreendeu-me pela positiva.

25/01/2013

Best Of 2012: Soupcans - Good Feelings

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), desta vez temos os canadianos Soupcans com esta bomba sonora que foi gravada nas traseiras duma loja de reparações de bicicletas.
Vindos de Toronto, Canadá este trio tem como objetivo fazer um punk rock minimalista, barulhento e imbecil e conseguem-no fazê-lo em 11 músicas tocadas em 22 minutos.
O vocalista/guitarrista faz-me recordar (MUITO) Ian Curtis e os seus espasmos quando este atuava ao vivo. Vejam o video (que até inclui um clone de Sua Excelência Iggy Pop):

Se ficaram curiosos, consultem o bandcamp para poderem ouvir o álbum na integra, ou então dêem uma olhadela nos comentários deste post.

24/01/2013

Best Of 2012: Slug Guts - Playin' In Time With The Deadbeat

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com o sexteto de Brisbane, Australia chamado Slug Guts.
Formados em 2009 e bastante influenciados pela onda pós-punk dos anos 80, isto é, seguindo as pisadas dos Birthday Party, Drive Like Jehu, Jesus & Mary Chain, etc. em que as letras que glamorizam a decadência, o nihilismo, o hedonismo e o lado sombrio estão presentes em cada malha saída deste disco fenomenal.
Nos comentários encontrarás este disco, bem como os outros dois anteriores, para que os teus vizinhos sintam a sonoridade tóxica destes australianos.

21/01/2013

Best Of 2012: OFF! - OFF!

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com a nova banda do mítico punk-rocker Keith Morris (ex-Black Flag, ex-Circle Jerks, ...).
Se forem como eu e acharem que o álbum de estreia dos Circle Jerks, o fantástico "Group Sex", foi um dos cinco melhores álbuns de punk de toda a história vão simplesmente adorar este LP de estreia dos OFF!
Keith Morris (vocalista) recrutou uns jovens para o acompanharem nesta aventura e o som é tão fresco como no início dos anos 80 em LA.
O video seguinte é simplesmente fabuloso e parece que estamos a ver uma velha cassete em VHS dum programa juvenil dos 80's.
Nos comentários encontrarás esta pérola para que a juventude atual saiba o que é o verdadeiro hardcore/punk que apaixonou milhares de jovens nos anos 80.

19/01/2013

Best Of 2012: Nice Face - Horizon Fires

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), voltamos a um artista que já passou por este blog no passado, falo do nova-iorquino Ian Magee (antigo membro dos Some Action), mais concretamente do seu projeto a solo Nice Face.
Para quem gosta, como eu, de garage-rock misturado com uma dose de synth-punk vai adorar este disco:

Best Of 2012: Nü Sensae – Sundowning

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os Nü Sensae de Vancouver, Canada.

A sensação que tive ao ouvir este disco é que estava a conduzir um carro depressa demais junto a um enorme precipício e a pessoa ao lado não parava de gritar, isto deve-se à cadência rítmica do baterista Daniel Pitout e da voz estridente da vocalista/guitarrista Andrea Lukic que elevam a adrenalina do ouvinte a níveis altíssimos!
Em relação ao seu som, fazem lembrar bastante algumas bandas dos anos 90 (Babes in Toyland, L7, Sonic Youth, Nirvana) como podem comprovar no vídeo seguinte:

Best Of 2012: Mind Spiders - Meltdown

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os Mind Spiders de Texas, USA e um dos grandes álbuns de 2012 "Meltdown":
Formados por Mark Ryan (dos Marked Men) e por Greg Rutherford (dos Bad Sports) foram buscar o melhor que estas duas bandas têm para oferecer, o rock Ramoniano dos Bad Sports em conjunto com a melodia-pop Buzzcockiana dos Marked Men. O som fica extremamente potente devido aos dois bateristas que completam a banda.
Ficamos com o video de "Wait For Us" que envolveu uma grande produção e como tal é um regalo para a vista:

14/01/2013

Best Of 2012: JEFF The Brotherhood - "Hypnotic Nights"


Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os dois irmãos do Tennessee, USA que dão pelo nome de JEFF The Brotherhood.
Após o estrondoso sucesso de "We Are the Champions" que foi lançado em 2011 esperava-se muito deste duo, que apesar de tudo não desapontou. Apesar do anterior disco ser bem melhor, neste álbum tentam explorar uma vertente mais calma do seu som.

13/01/2013

Best Of 2012: The Hussy - Weed Seizure

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com o duo de Wisconsin, USA os The Hussy e o seu segundo álbum de originais.
Esta banda consegue percorrer uma vasta de estilos do rock e punk, fazendo recordar os Replacements num momento e os Pixies logo no outro seguinte. Para que tirem as vossas próprias conclusões, consultem o bandcamp da banda ou vejam o video seguinte:
Nos comentários, como em todos os posts, tens acesso a esta verdadeira pérola que surgiu em 2012.

12/01/2013

Best Of 2012: The Hives - Lex Hives

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com o regresso dos suecos The Hives (agora sem Pharrell Williams e companhia) de volta ao que fazem de melhor: garage/punk rock rápido, direto, bem humorado e cheio de força vital.
Para aqueles que ficaram decepcionados com o último álbum deles e pensavam que os Hives podiam ser riscados do mapa, esta foi a melhor resposta que eles podiam dar. O álbum é o primeiro produzido na íntegra pelos próprios Hives, e entre a primeira e a décima segunda faixa tem apenas 31 minutos, sinal de que as coisas realmente voltaram a ser como eram. Quem delirou, como eu, com os fantásticos "Barely legal" e "Veni Vidi Vicious" vai reparar que com “Come on” eles tentam recuperar a atenção do público que tinham perdido.

08/01/2013

Best Of 2012: Dikes Of Holland - Braindead USA

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os Dikes Of Holland que apesar do seu nome, são mais uma das grandes bandas a virem de Austin, Texas (USA).
Este é segundo álbum de originais e ainda consegue ser melhor que o primeiro lançado dois anos antes:
Como explicar o som destes texanos, eles têm lá tudo, uma voz estridente a fazer lembrar uma Poly Styrene dos finais dos anos 70, uma guitarra estridente a fazer logo lembrar Ty Segall no seu melhor, etc. O melhor mesmo é ouvir o álbum na integra aqui no bandcamp da banda ou apreciarem este video:
Como sempre, nos comentários tens acesso a este álbum para entrares em 2013 a irritares os teus vizinhos!

07/01/2013

Best Of 2012: Crooked Bangs - Crooked Bangs

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos agora com os Crooked Bangs de Austin, Tx USA e o seu disco de estreia de título homónimo.
Este trio faz um "fuzz punk sombrio" e cantam em inglês e francês o que torna tudo ainda mais especial. Fazem lembrar-me os Urinals mas com um som mais polido, como podem comprovar no bandcamp da banda.

06/01/2013

Best Of 2012: Cheap Time – Wallpaper Music


Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com a banda do prodígio Jeffrey Novak, os Cheap Time e o seu terceiro disco de originais.
Para mim os Cheap Time de Tennessee, USA têm vindo a melhorar de disco para disco e neste LP em particular consigo encontrar referências a Iggy Pop, New York Dolls e até Sex Pistols:

05/01/2013

Best Of 2012: Bits Of Shit - Cut Sleeves

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos com os australianos Bits Of Shit e o seu disco de estreia "Cut Sleeves".
Para quem não conhece os BOS, imaginem uma mistura de Black Flag com Rose Tattoo e alguns pozinhos de AC/DC. Acharam confuso? Consultem o bandcamp da banda ou então vejam o video e pode ser que seja mais esclarecedor:

04/01/2013

Best Of 2012: Brat Farrar - Brat Farrar

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), ficamos agora com o álbum de estreia do australiano Brat Farrar (ex-membro dos Digger and The Pussycats, dos Kamikaze Trio e dos Russian Roulettes) que se lançou a solo em 2012. O som apresentado é descrito com uma mistura de Jay Reatard, com Butthole Surfers e Pere Ubu.

Podem ouvir o álbum na íntegra no bandcamp e ficar com o video duma música que não se encontra neste disco, mas que serve para terem uma ideia do som:

02/01/2013

Best Of 2012: Bare Wires - Idle Dreams

Continuando a lista dos melhores álbuns de 2012 (consultar video), seguimos com os Bare Wires de Oakland, USA que lançaram este álbum depois de terem terminado, uma espécie de edição post-mortem.
Os Bare Wires fazem um power-pop com alguns pozinhos de lo-fi como pode ser comprovado neste video: