08/12/2013

Teengenerate - a melhor banda asiática de SEMPRE!

Os japoneses não inventaram o rock'n'roll, mas podem ter a certeza que o levaram à perfeição. Se retirarmos os USA e o Reino Unido, não existe outro país no mundo que tenha produzido três das melhores bandas da história: Teengenerate, Registrators e Guitar Wolf.
Se já és um aficionado pelo garage-punk furioso e descontrolado, de certeza que os teus vizinhos já ouviram um álbum destas três bandas.
Os Teengenerate demonstraram que o melhor rock'n'roll não vem necessariamente da composição sofisticada ou proficiência técnica. Em vez disso, vem do coração e da alma. Rock'n'roll é liberdade. É perigo. É sexo. É energia. Em todos esses aspectos, Teengenerate é o exemplo puro do rock'n'roll. Com apenas três acordes, produção de baixa qualidade e instrumentos tocados de forma desleixada fizeram o rock mais excitante e inspirado que este mundo já conheceu e há quem os considere a melhor banda punk da década de 1990. Os Guitar Wolf podem ter dado luta na conquista desse trono e os Registrators por breves momentos ainda os ultrapassaram. Mas considerando tudo, e apesar da banda só ter durado três anos, Teengenerate foi a melhor banda asiática de SEMPRE!


Formados em 1993 em Tóquio, Japão a partir das cinzas da banda American Soul Spiders, era composta por Fink (vocalista e guitarrista), Sammy (baixista), Fifi (guitarrista) e Suck (baterista). Logo após a edição do primeiro álbum, Shoe substituiu Suck na bateria e foi esta formação que ficou até ao fim das gravações de Savage (editado em 1996).
O primeiro álbum foi "Audio Recording" de 1994 gravado em Seattle na altura que o grunge estava no seu auge e apesar de ter lá tudo o que fez os Teengenerate ficarem famosos, não é o melhor exemplo da qualidade deste quarteto. Maior parte das músicas são covers (6 em 11).
O disco verdadeiramente importante foi "Get Action!", lançado nesse mesmo ano e quando o ouvi deixou-me literalmente de boca aberta. Até então nunca tinha ouvido nada tão ALTO, levou-me à loucura... ainda hoje me leva quando o oiço. Treble no máximo e cada música tocada como se fosse a última oportunidade de mostrarem que estavam vivos.


 Em 1995, editaram a compilação "Smash Hits!" e em 1996 lançaram o EP "Savage!!!" que foi o disco que fechou a sua carreira.



Após a dissolução da banda, Fifi criou os The Tweezers, enquanto Fink e Sammy começaram os The Raydios. Por volta de 2000 Fifi, Fink e Sammy juntaram-se para formarem os Firestarter.
Ainda hoje dão concertos como Teengenerate, como fica aqui a prova da sua actuação no Festival "Funtastic Dracula" realizado em Novembro de 2013, em Benidorm (Espanha):


Esperemos que para o ano passem cá pelo burgo, mas enquanto isso não acontece, passa pelos comentários para teres acesso a estes discos e a uma gravação ao vivo de um concerto de 1995.