05/08/2013

Bass Drum Of Death - o projecto de John Barrett

Os Bass Drum Of Death vêm de Oxford, Mississippi, USA. Até 2008 consistiam apenas num projeto one-man-band formado por John Barrett que acumulava as funções de vocalista/guitarrista/baterista. Para a composição do seu primeiro álbum "GB City" em 2011, recrutou Colin Sneed para a função de baterista.

Juntos fazem um rock sujo e em que nenhuma das músicas ultrapassa os três minutos, sempre recheadas por riffs poderosos, batidas secas de bateria e vocais ruidosos quase indecifráveis. Nas letras falam de drogas (assunto mais explorado no trabalho), assaltos, brigas, sexo e até momentos de “introspecção”. 
O primeiro álbum foi gravado inteiramente por John com o auxilio de um microfone USB (os mais baratos na época), guitarra, bateria e, claro, um computador, e o trabalho explora o melhor do espírito D.I.Y.
Agora em 2013 os Bass Drum of Death lançaram o seu segundo álbum "Bass Drum of Death"; explorando algumas sonoridades diferentes, mas o básico ainda está lá. Guitarras rasgadas e sujas, vocais arrastados, bateria pesada e nada de baixo.
Agora com mais qualidade de produção, julgava-se que se iria perder a autenticidade rock que caracteriza o primeiro álbum, mas os vocais ainda continuam distorcidos e tudo é muito "noise", sem aquela preocupação de deixar o som limpo, sem ruídos e com efeitos especiais. O som é cru mesmo! Nada de sintetizadores ou toques eletrónicos, o que lembra um pouco as gravações mais antigas de punk rock.
Mas nada como uma boa distorção na guitarra para dar aquela feeling no meio de algumas músicas e várias distorções em alguns vocais também, com muitos "uuhhh" e "ooohhh!!!".
Poderão vê-los ao vivo no próximo Festival Paredes de Coura 2013, onde os Bass Drum of Death irão concerteza dar um grande concerto, onde a carga de lixo sónico despejada em cada acorde vai invadir os ouvidos e fazer os tímpanos vibrarem de maneira estrondosa a todos aqueles que estiverem presentes.